A Defesa Civil do Acre constatou ontem que o nível do Rio Acre subiu mais uma vez, chegando a 17,64 metros. São três centímetros a mais que o nível medido no sábado, com 17,61 metros.
O transbordamento do rio, que está 3,64 metros acima do limite, é o principal causador das enchentes que já atingem 18% da população local.
De acordo com o boletim divulgado ontem pela prefeitura de Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Manoel Urbano e Sena Madureira estão em estado de emergência. Epitaciolândia também decretou estado de emergência.
O boletim também informa que a energia elétrica em 15% de Rio Branco foi interrompida por medida de segurança. Na capital, 24,7 mil imóveis e 99 mil pessoas foram atingidas, sendo que a maioria está abrigada em casa de familiares e amigos.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetro) é de tempo encoberto com pancadas de chuva até terça-feira, especialmente no centro e no leste do Estado.
Desabrigados
Em Brasileia, que teve 95% da área urbana atingida pelas cheias, o governo estadual mandou carros pipas para que o Corpo de Bombeiros e o Exército ajudem na limpeza para retorno das famílias desalojadas.
Dados oficiais mostram que 19,6 mil dos 21,4 mil habitantes do município estão desabrigados. Uma equipe de engenheiros também foi enviada para Brasileia para analisar a situação do solo da cidade, com constantes deslizamentos de terra.
As vítimas das enchentes no Acre poderão receber doações por meio da Caixa Econômica Federal. O banco divulgou ontem a abertura de uma conta para a arrecadação de doações à população afetada pelas cheias no estado.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil constatou diminuição na velocidade com que sobe o nível do Rio Acre. A média de aumento do nível ontem foi de um centímetro a cada seis horas. No início da semana, o índice era um centímetro de cheia a cada três horas. Essa é a maior enchente enfrentada pelo estado.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O estado do Acre enfrenta a maior enchente de sua história. Até ontem foram contabilizadas 99 mil pessoas atingidas apenas na capital, Rio Branco. O nível do Rio Acre voltou a subir, ontem, chegando a 17,64 metros. O transbordamento do rio é a principal causa da cheia.
Serviço
Doações para as vítimas na Caixa Econômica
Conta: 71-7
Agência: 3.320 (Estação Experimental)
O correntista deve informar o número da operação, que é 006.
OPINIÃO DO MÍDIA ECOPORANGA
O Brasil por ser grande (talvez) concentra a informação ao Sul e Sudeste, ou, às vezes Centro Oeste. Incrivelmente, à semanas a enchente assola o Acre e quase ninguém ainda não sebe. Eu sei porque fico ligado em média 12 horas na internet e pelo menos 70% dessas horas em busca alucinada por informações. Além disso, enquanto estou no pc a tevê está ligada nos canais: Record, Band, Record News, Globo News ou Band News.
O que me intriga é a demora da presidenta em atender esse povo. Será que ela pensa que aquelas pessoas famintas e desabrigadas vão embargá-la a pedir dinheiro? Por que Dilma não visitou ainda os desabrigados ou enviou (pelo menos) o recurso que era "pro mês passado!"??
A fonte é essa...
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário